terça-feira, 26 de outubro de 2010

PORTUGAL - CIDADE DO PORTO.






















Olá amigos!

Hoje vou falar da minha viagem, iniciando por Portugal, mais precisamente cidade do Porto. Uma linda cidade, onde não podemos deixar de reviver a história através de seus prédios antigos, ruas estreitas, Igrejas, Mosteiros, Castelos... Somos invadidos  por uma energia  ligada aos nossos antepassados. A sensação é que entramos em um túnel do tempo e retornamos na história.

É a cidade mais bonita de Portugal. Seu núcleo histórico foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, em 1997.

Atualmente a cidade do Porto é famosa pelos seus vinhos, e também pelas indústrias e pelo seu patrimônio cultural. O povo lembra muito o brasileiro .

Visitei muitos lugares inesquecíveis. Como a Igreja de Santa Clara, por exemplo, templo construído durante os séculos XV e XVI. A Igreja de São Francisco surpreende pela riqueza de seu interior,  a Praça da Liberdade, e o centro neurálgico da cidade, onde se encontra a estátua de D.Pedro IV.
Também visitei a Estação de São Bento, a Igreja dos Clérigos na qual a torre é o monumento mais representativo da cidade, com 225 degraus. A Igreja do Carmo e das Carmelitas, do século XVIII mostra a arte barroca no Porto. São indescritíveis. Quando entrei na Igreja do Carmo fui tomada de grande emoção. Não conti as lágrimas. É de uma beleza que nos nos deixa paralisados.
Porto é só beleza. Ao chegar a Ribeira me deparei com a paisagem do Rio Douro, onde a beleza da natureza  nos encanta. Dezenas de bares e restaurantes se alinham lado a lado, onde circulam milhares de turistas. Onde se comem os melhores pratos de bacalhau e se bebem os melhores vinhos. Ao o entardecer as luzes se ascendem na Ribeira revelando uma das mais belas paisagens iluminadas. A Ponte de Don Luís ao alto, o Mosteiro, as casas, as caves, o metrô passando e a Cidade de Gaia ficam coloridas pelas luzes que brilham na  noite no Porto.

O Porto é uma cidade antiga com muitas coisas modernas, metrô, Shoppings, retaurantes.

E não poderia deixar de citar que é uma cidade Universitária, onde milhares de estudantes do mundo inteiro vem para  fazer Mestrado e Doutorado.

Teria muito para falar desta cidade apaixonante, simpática, cheia de energia. Onde o pôr do Sol na foz do Rio Douro (rio se encontra com o mar) é um espetáculo.

As fotos falarão por mim!








Nenhum comentário:

Postar um comentário